drone_portal

PLANTAÇÃO DE GRÃOS NO DF SERÁ MAPEADA

A safra 2015/2016 de soja do Distrito Federal será mapeada pela Secretaria de Agricultura (Seagri) nos próximos dias por meio do projeto Expedição Safra-Brasília. A pasta pretende montar um diagnóstico detalhado da cultura, levantando questões como custos operacionais, pragas, situação sanitária e dificuldades para obter financiamento. Pesquisa similar deve feita com outros grãos como o milho e o feijão no decorrer do ano.
Com um dos mais altos índices de produtividade do país, a soja é estratégica para a agricultura do DF porque é um dos principais cultivos locais. A área plantada triplicou em três décadas, principalmente em Planaltina, nas regiões do PADF, Tabatinga e Rio Preto. A safra 2014/2015 teve a segunda maior área plantada desde 1980  – 56 mil hectares plantados. A produção também vem em crescente, assim como a produtividade. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê para safra 2015/2016, 212 mil toneladas – 44,2% a mais que a anterior.
Embora o campo contribua apenas com 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do DF, foi o segmento produtivo que mais cresceu no último ano. O varejo e a indústria registraram retração por conta da crise econômica que o país atravessa. Por isso, a importância de ter dados consolidados para o setor. "A Conab já faz o levantamento quantitativo de safra – área plantada e produção. O que queremos agora é entender o todo do processo. A pesquisa vai abranger tecnologias, entraves para expansão, dificuldades ambientais e conservação de solo. Vamos ter um raio-X interessante", afirma José Guilherme Leal, secretário de Agriculturado DF.
As visitas técnicas começam hoje e se estendem até o fim da semana. As comissões serão formadas por profissionais da Seagri, da Empresa de Assistência Técnica e Rural do DF (Emater) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante as visitas, os técnicos aplicarão questionários e coletas de amostras para análises. Depois, serão feitos encontros nas associações agrícolas de Tabatinga e Rio Preto.
Ao todo, 64 fazendas serão visitadas. A cultura de grãos do DF tem, por característica, o cultivo em propriedades de maior extensão, por isso, o número é reduzido. Segundo pesquisa da Companhia de Planejamento do DF, 95,7% (251 mil hectares) da área agrícola da capital é composta por agricultura empresarial, com cultivo de grãos. As pequenas propriedades focam mais em frutas e hortaliças.
O projeto Expedição Safra-Brasília será composto por cinco etapas e os resultados serão divulgados em setembro. "Queremos informações refinadas, direto com o produtor. Isso vai ajudar na formulação de políticas públicas", destaca Leal.
Fonte: Correio Braziliense

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.