drone_portal

PRODUTORES DE CAFÉ ESPERAM COLHEITA ANTECIPADA DEVIDO ÀS CHUVAS EM MG

As chuvas registradas em janeiro no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão auxiliando no desenvolvimento de lavouras de café. Produtores esperam que a colheita seja antecipada em um mês. O volume de chuva em janeiro de 2016 corresponde a quatro vezes a precipitação registrada no mesmo período do último ano e, com isso, a previsão é que os grãos, que tradicionalmente ficam prontos para colheita em junho, possam ser colhidos em maio.
Com o maior volume de chuva, o agricultor Marcelo Queirós, que produz café em cem hectares em Patrocínio, no Alto Paranaíba, prevê alta na produtividade. “Nós tivemos agora neste mês de janeiro mais de 350 milímetros de chuva e, no ano passado, nós tivemos nesse mesmo período, apenas 89 milímetros. A gente está trabalhando com uma perspectiva de 45 a 50 sacas nessas áreas”, disse.
A Cooperativa dos cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) confirma a alta na produtividade e diz que o preço da saca de 60 kg que está girando em torno de R$ 500. "A gente tem uma perspectiva positiva para a safra. O produtor pode perder com relação ao preço ou não ter uma escalada proporcional à inflação. Porém, deve produzir bem e isso deve garantir uma rentabilidade", explicou o representante da cooperativa, João Ferreira Junior.
Colheita antecipada
A maturação dos grãos mais cedo que o tradicional é causado pelo suprimento do déficit hídrico nas plantas. “Chega de 70 a 80% da capacidade de floração das plantas com essas chuvas. Está proporcionando maior enchimento dos grãos e deve dar uma maturação mais uniforme, o que irá proporcionar o ponto de colheita no início de maio”, explicou o agrônomo, Ramiro Guimarães.
No entanto, a chuva constante pode ser prejudicial para a cultura, visto que os produtores esperam um período de sol para cuidar da lavoura. “Estamos em um momento delicado que começa a entrar pragas e doenças. Então, precisamos ter nossos tratos culturais em dia. Precisamos de sol para pulverizar, adubar e garantir a boa safra que estamos esperando para esse ano”, comentou o agricultor Kássio Humberto Fonseca.
Fonte: G1

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.