Assim como os principais grãos, a produção de cebola, batata-doce e a melancia também estão sendo beneficiadas pelo clima no Rio Grande do Sul. Com tempo seco e sem chuvas, as culturas estão evoluindo nas lavouras gaúchas, segundo dados da Emater/RS-Ascar.
Na região Sul, a cultura da cebola está na fase de colheita, cura e comercialização nas áreas de produção. Os preços se encontram em elevação devido à qualidade da cebola que está sendo comercializada. Em São José do Norte, a colheita já encerrou e os preços são considerados bons pelos agricultores. Alguns produtores compraram semente de cebola de verão, e estas estão na sementeira e transplante das mudas.
Quase 95% da batata-doce já foram colhidas e comercializadas na região Centro-Sul (Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro e Sertão Santana). Até meados de março, segue o preparo de solo, plantio da batata-doce e também os tratos culturais da safra 2015/16. As lavouras estão produzindo em média 14,0 t/ha, com produto de boa qualidade. Houve uma pequena alta nos preços durante a semana devido ao momento de entressafra e escassez de produto no mercado.
A cultura da melancia segue em estágio de florescimento, frutificação e início de colheita na região Sul, com bom desenvolvimento dos frutos. Produtores realizam os tratamentos fitossanitários e demais tratos culturais, como a colocação de proteção contra a alta radiação solar. Algumas áreas começam a ser colhidas.
Fonte: Emater/RS-Ascar
Fonte: Canal do Produtor