A saca de arroz em casca no Rio Grande do Sul voltou a se valorizar nos últimos dias, retomando os níveis praticados em novembro de 2015, quando atingiu o recorde. Foi o que divulgou, nesta quarta-feira (20/1) o Centro de estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nessa terça-feira (19/1) o indicador da instituição, com base na produção gaúcha, fechou a R$ 41,47 a saca de 50 quilos, acumulando alta de 1,15% na parcial de janeiro.
“Esse cenário é resultado do retorno das indústrias ao mercado, que, agora, demonstram mais interesse de compra e, com isso, tiveram que elevar os preços para repor seus estoques, tanto para o arroz depositado como para o “livre” (armazenados nas propriedades rurais). Do lado vendedor, orizicultores permaneceram retraídos, disponibilizando o produto somente diante da necessidade de fazer caixa”, dizem os pesquisadores, em nota.
De acoro com o Cepea, neste momento, os produtores estão com as atenções voltadas para o desenvolvimento das lavouras. Na nota, os pesquisadores pontuam que há expectativa de quebra na safra 2015/2016 e perda de qualidade nos grãos – o que poderá impulsionar os preços internos ainda antes da nova colheita.
Fonte: Globo Rural
Fonte: Canal do Produtor