Maracaju / Mato Grosso do Sul (21 de janeiro de 2016) – O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, Mauricio Saito, assinou na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que tem a finalidade de realizar ações de promoção e apoio à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR-MS).
A assinatura do presidente do Sistema FAMASUL, Mauricio Saito, e do secretário-adjunto do Imasul, Ricardo Sena, aconteceu durante a abertura da 20ª Showtec, em Maracaju.
A partir do Termo de Cooperação Técnica, o SENAR/MS, instituição integrante do Sistema FAMASUL, se compromete em:
- Disponibilizar equipe técnica para atuar nas ações;
– Cooperar na divulgação e desenvolvimento de campanhas informativas;
– Oferecer capacitação e treinamento aos produtores rurais e profissionais interessados na inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso do Sul (CAR-MS); dentre outras atividades.
CAR – Cadastro Ambiental Rural em Mato Grosso do Sul
O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais do Brasil, que tem o objetivo de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
O prazo para efetuar o CAR, no Brasil inteiro, é dia 5 de maio de 2016. O Mato Grosso do Sul possui um sistema próprio para o CAR/MS, o Siriema.
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL
Texto: Carla Gavilan
famasul.com.br
Fonte: Canal do Produtor