As chuvas ocorridas nas principais áreas produtoras na semana passada limitam a colheita de cana-de-açúcar. Como resultado, a oferta de etanol continua relativamente pequena, o que vem sustentando o movimento de alta dos preços tanto do hidratado como do anidro. Além disso, parte das usinas programou as vendas ao longo da temporada, seja por questões financeiras ou por capacidade de armazenamento.
Entre 11 e 15 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado (estado de São Paulo) foi de R$ 1,8607/litro (sem impostos), aumento de 4,1% em relação ao da semana anterior. Para o anidro, a alta foi de 3,2% em igual comparativo, com o Indicador da última semana a R$ 2,0789/litro (sem impostos).
A valorização da última semana também esteve relacionada à demanda que, até terça-feira, 12, vinha se mantendo aquecida. Além da reposição dos estoques comercializados no fim de 2015, distribuidoras optaram por adiantar algumas aquisições, temendo novos aumentos nas cotações. Já de quarta-feira em diante, a demanda diminuiu, mas os preços ofertados seguiram firmes.
Fonte: Cepea