O órgão francês de agricultura FranceAgriMer elevou acentuadamente sua estimativa para estoques de trigo soft nesta quarta-feira, em meio a uma difícil competição por exportações com países como Argentina e Grã-Bretanha que está tornando difícil para o maior produtor de grãos da União Europeia o escoamento de uma safra recorde da commodity.
Em dados mensais sobre oferta e demanda, a FranceAgriMer projetou estoques totais do trigo soft no fim da temporada 2015/16, em junho, em 5,8 milhões de toneladas. O número é uma alta ante a projeção do mês passado de 5,2 milhões de toneladas e mais que o dobro dos 2,5 milhões de toneladas da temporada anterior.
O renascimento das exportações argentinas, após mudanças feitas pelo novo governo do país para reduzir barreiras às vendas externas, está elevando a competição no mercado global, enquanto a Grã-Bretnha disse que estava disputando com a França pelas vendas na UE, disseram representantes da FranceAgriMer.
- Temos alguns fatores de oferta e demanda muito desfavoráveis aparecendo ao mesmo tempo – disse a jornalistas a chefe da unidade de grãos da FranceAgriMer, Olivia Le Lamer.
A FranceAgriMer diminuiu sua estimativa para as exportações do trigo soft para fora da UE em 2015/16 para 11,3 milhões de toneladas, ante 11,5 milhões de toneladas no mês passado. O órgão também reduziu a estimativa para exportações dentro da UE para 7 milhões de toneladas, ante 7,5 milhões de toneladas anteriormente.
Fonte: Reuters