Depois de estimar prejuízos de pelo menos 25% na safra de soja em Sorriso (MT), o secretário da Agricultura do município, Afrânio Migliari, ressaltou que parte dos produtores corre contra o tempo para iniciar o plantio de milho para tentar amenizar os prejuízos contabilizados em função da estiagem que castigou o Centro-Oeste do Brasil. Com 620 mil hectares destinados para cultivo do grão, Sorriso é conhecida como a capital da soja.
Em entrevista ao Portal Agrolink, Migliari ressalta que os trabalhos devem ser intensificados no campo para evitar prejuízos na formação final da cultura do milho, em virtude deste estreitamento da janela de plantio da cultura. “Esperamos ainda plantar uma safra de milho para tentar recuperar alguma coisa, porém a janela do milho está ficando curta para nós”, alerta.
Dos 620 mil hectares cultivados com soja, pelo menos 150 mil ha foram severamente impactados pela seca em Sorriso. Afrânio Migliari advertiu ainda que os prejuízos podem ser maiores, porém serão confirmados apenas no fim da colheita, prevista para fevereiro. A estimativa da Pasta da Agricultura é de que 55% dos grãos de soja colhidos sejam de baixa qualidade nesta safra 2015/16.
Fonte: Agrolink
Fonte: Canal do Produtor