O mercado de grãos dos Estados Unidos estima que a safra de soja do Brasil em 2015/16 atingirá 98,63 milhões de toneladas, mostrou uma pesquisa da Reuters com onze analistas.
As projeções variam entre 104 milhões e 94 milhões de toneladas.
Para a safra de milho do Brasil, a média das previsões é de 81,05 milhões de toneladas.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) irá divulgar relatório mensal com projeções domésticas e internacionais na tarde da próxima terça-feira, incluindo números para o Brasil e a Argentina, que estão em pleno cultivo da nova safra.
A média de 15 fontes consultadas pela Reuters apontou que o USDA deverá apresentar previsão de 99,29 milhões de toneladas de soja para o Brasil, com estimativas variando entre 101 milhões e 98 milhões.
Em dezembro, o USDA previu a safra brasileira de soja em 100 milhões de toneladas.
Chuvas irregulares no Centro-Oeste do Brasil e na região conhecida como Matopiba –Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia– têm feito muitas consultorias reduzirem suas projeções para a safra brasileira.
Nesta quinta-feira, por exemplo, a subsidiária brasileira da consultoria INTL FCStone reduziu sua previsão para a safra de soja do país para 97,81 milhões de toneladas, ante 98,81 milhões de toneladas da previsão de dezembro.
- Com as complicações causadas pelo clima adverso em algumas regiões importantes, o sonho das 100 milhões de toneladas fica cada vez mais distante – disse a empresa em relatório.
Fonte: Reuters