SOJA-WEBB

PLANTIO COMPLICADO

Os produtores de soja de Mato Grosso começaram este ano de olho no desenvolvimento das lavouras. Em poucas propriedades, a colheita foi iniciada dentro do calendário normal. Mas, na maioria, ainda há preocupação com o tempo e com a necessidade de replantio.

- Esta é uma safra totalmente atípica em Mato Grosso. O veranico persistiu mais do que em outros anos – diz Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

A estiagem afetou principalmente as regiões leste e norte de Mato Grosso, mesmo com a ocorrência de chuvas irregulares em todo Estado no final de dezembro.

- As precipitações não foram suficientes. Nos bolsões onde já havia perdas, não há mais recuperação, apenas em locais onde as plantas estavam em estágio vegetativo – explica Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.

Ribas acredita que haverá perdas nesta safra, mas ainda é cedo para estima-las.

- O que observamos é que houve replantio. O agricultor precisa estar atento à sua lavoura e monitorar pragas e doenças – frisa o diretor.

A safra de milho também será impactada com o atraso na colheita da soja em pelo menos 30 dias.

- É cedo também para afirmar que haverá redução na área plantada de milho. Os produtores certamente aguardarão as chuvas se estenderem pelos próximos dias – finaliza o diretor técnico.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.