Uma queda prevista nas temperaturas em partes da Rússia pode representar riscos para os grãos de inverno após o clima quente fora de época das últimas semanas reduzir a cobertura de neve que protege as plantações, disseram analistas nesta quarta-feira.
Os cultivos na Rússia, um dos maiores exportadores de trigo para o Norte da África e o Oriente Médio, depende fortemente dos padrões climáticos. Até agora, o país espera colher uma grande safra de mais de 100 milhões de toneladas em 2016.
- O clima anormalmente quente, visto nas últimas semanas na parte europeia da Rússia… é um fator de risco adicional à safra de grãos de inverno – porque deixa o trigo de inverno menos protegido de geadas, disse a consultoria SovEcon.
De acordo com a IKAR, outra consultoria sediada em Moscou, várias regiões produtoras de trigo no sul da Rússia estão cobertas com boa camada de neve e não têm risco imediato de danos pelas geadas.
- Ao longo das partes ao norte das regiões de Rostov e Volgograd e na parte central da região de Terra Negra a situação parece menos atraente: quase não há neve e fortes geadas estão a caminho – disse Dmitry Rylko, diretor da IKAR.
Fonte: Reuters