SENAR

EROSÃO E PRESERVAÇÃO DO SOLO

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) se reuniram para debater possíveis parcerias entre as entidades na área de plantio direto, técnica de cultivo sustentável que reduz a erosão e ajuda a preservar o solo. O encontro ocorreu na sede do SENAR, em Brasília. O coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva, e o coordenador-técnico do Projeto ABC Cerrado, Igor Orígenes Moreira Borges, receberam o presidente da entidade, Alfonso Adriano Sleutjes, o diretor e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ricardo Ralisch, e a coordenadora de Marketing, Luciana Bittencourt.

A primeira ação conjunta entre as entidades poderá ser a aplicação do questionário sobre o Índice de Qualidade do Plantio Direto (IQP), uma metodologia desenvolvida pela FEBRAPDP e pela Itaipu Binacional para avaliar a qualidade do sistema de plantio direto implantado numa região do Paraná. Segundo Matheus Ferreira Pinto da Silva, as informações podem contribuir com algumas iniciativas do SENAR, como o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, o Projeto ABC Cerrado e o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. Posteriormente, prevê ele, a FEBRAPDP também poderá fornecer consultores másters no tema para a capacitação de técnicos do SENAR.

- Estamos iniciando um contato com a federação de plantio direto e estudando trabalhos em conjunto. Eles desenvolvem ações na área de plantio direto que casam com programas do SENAR. Seria interessante termos a validação de conceitos de plantio direto que estamos aplicando por parte da FEBRAPDP. A ideia é pegar alguns grupos, dentro dos nossos programas, e aplicar os questionários com eles – explica o coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR.

Fonte: SENAR

Foto: Wenderson Araújo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.