A fusão entre a DuPont e a Dow Chemical Company resultará numa nova companhia avaliada em US$ 130 bilhões – a gigante será chamada de DowDuPont, que posteriormente será desmembrada em três grandes empresas independentes. Dentro de aproximadamente 18 a 24 meses após a conclusão da fusão, será criada uma companhia líder global no segmento de Agricultura, outra de Ciência de Materiais e ainda outra terceira de Produtos Especializados, com tecnologia de ponta e orientada para a inovação.
O acordo definitivo dos conselhos de administração das duas empresas, que provavelmente vai enfrentar uma intensa apuração dos órgãos reguladores, foi anunciado nessa segunda-feira (14.12). No comunicado oficial foi informado que cada empresa terá um foco claro, uma estrutura de capital adequada, um plano de investimento distinto e sólido, vantagens de escala e investimentos concentrados em inovação para oferecer soluções e opções de escolha para os clientes.
- Essa transação é um divisor de águas para nosso setor e reflete o ápice de uma visão que temos há mais de uma década voltada para reunir esses dois poderosos líderes em inovação e ciência de materiais. Ao longo da última década, toda a nossa indústria tem experimentado mudanças profundas com um mundo em constante evolução apresentando desafios complexos e oportunidades, exigindo que cada uma das nossas empresas exercite sua capacidade de previsão, sua agilidade e seu foco na execução dos planos. Essa transação é um grande acelerador no processo de transformação em curso da Dow e, por meio dela, vamos gerar um valor relevante e criar três novas empresas poderosas. Essa fusão igualitária enriquece significativamente o perfil de crescimento de ambas as empresas, gerando valor para todos os nossos acionistas e clientes – destaca o presidente e CEO da Dow, Andrew N. Liveris.
- Esta é uma oportunidade extraordinária para gerar valor sustentável para os acionistas no longo prazo, por meio da combinação de dois líderes globais altamente complementares e a criação de três empresas fortes, concentradas e líderes em suas respectivas áreas. Cada uma dessas empresas será capaz de alocar capital de forma mais eficaz, aplicar sua poderosa capacidade de inovação de modo mais produtivo e estender suas soluções e produtos de valor agregado a mais clientes em todo o mundo. Para a DuPont, esse é um salto definitivo no nosso caminho para gerar mais crescimento e mais valor. Essa fusão igualitária vai gerar um grande valor no curto prazo por meio de sinergias de custos substanciais e o potencial de ganho adicional a partir de sinergias de crescimento. A divisão em três empresas que pretendemos realizar no longo prazo deve gerar ainda mais valor para acionistas e clientes, além de mais oportunidades para funcionários, já que cada negócio será líder em segmentos atraentes – acrescentou o presidente e CEO da DuPont, Edward D. Breen.
O presidente-executivo da DuPont, Ed Breen, vai ser o CEO da DowDuPont, e o CEO da Dow Chemical, Andrew Liveris, será o presidente do Conselho de Administração.
A Dow e a DuPont têm lutado para lidar com o recuo na demanda por químicos agrícolas devido à queda nos preços das commodities e um dólar forte, mesmo com seus negócios de plásticos prosperando graças aos preços baixos do gás natural.