A tendência natural (sobretudo no final do ano) é o resultado inicial diluir-se no decorrer do mês. Mas, inegavelmente, os embarques de carne de frango “inauguraram” dezembro de maneira bastante promissora. Pois, ao contrário de dezembros anteriores, o volume exportado ficou bem acima da média.
Na primeira semana do mês (1 a 5, quatro dias úteis) foram exportadas 72.680 toneladas do produto in natura, volume que corresponde a embarques diários de 18.170 toneladas – uma das melhores médias das primeiras 49 semanas de 2015.
Feitas as contas, tais embarques foram praticamente iguais aos da primeira semana de novembro último, ocasião em que, também em quatro dias, os embarques também superaram as 72 mil toneladas. Assim, uma projeção para a totalidade do mês conduz, igualmente, aos mesmos embarques do mês passado – algo próximo das 345 mil toneladas de carne de frango in natura.
Mas dezembro corrente tem um diferencial, ou seja, dois dias úteis a mais – exatamente, 22. Assim, projetada a média diária da primeira semana para esses 22 dias úteis chega-se a volume não muito distante das 400 mil toneladas, 28% a mais que as 312 mil toneladas de dezembro de 2014.
É natural, porém, contar com uma redução desse ritmo nestas que são as quatro derradeiras semanas de 2015. Assim, o total do mês tende a ser inferior ao apontado a partir dos resultados iniciais. Mesmo assim, o mês tem tudo para ser o melhor dezembro de todos os tempos na exportação de carne de frango.
Fonte: Avisite
Fonte: Canal do Produtor