Pessoas e instituições com atuação destacada no desenvolvimento do agronegócio gaúcho foram reconhecidas com o Prêmio Folha Verde, nesta segunda-feira (07/12). O mérito foi concedido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Na 5ª edição, foram homenageadas pessoas, instituições e empresas em dez categorias. A solenidade ocorreu no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.
Segundo o presidente da Comissão, Adolfo Brito, o prêmio valoriza o setor rural gaúcho, responsável por 40% do PIB gaúcho. “Dar valor a quem produz é dar valor a quem coloca o alimento na mesa de todos nós”, afirmou. O presidente da Assembleia, Edson Brum, também prestigiou a solenidade, ressaltando a importância do setor primário no desenvolvimento do Estado. Os vencedores foram eleitos por uma comissão julgadora a partir de indicações de deputados estaduais.
Vencedores
-Agrícola: Tarcísio José Minetto, secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS
-Pecuário: Associação Brasileira de Angus
-Florestal: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS)
-Cooperativas Agrícolas: Sistema Ocergs – Sescoop/RS
-Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais: Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS)
-Propriedade Agropecuária Modelo: Olivas do Sul Agroindústria Ltda.
-Mídia Agrícola: Programa Rio Grande Rural, Emater
-Reforma Agrária: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS)
-Setor Público Agropecuário: Emater
-Agricultura Ecológica: Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda. (Coopeg)
Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS
Legenda: Prêmio Folha Verde distinguiu pessoas, instituições e empresas com atuação em prol do setor primário e do desenvolvimento da economia gaúcha
Fonte: SindiLat