O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reportou um aumento de 20% na produção de café da Indonésia, apesar das condições de seca e dos incêndios que vêm ocorrendo. Em seu relatório semianual recente, o USDA previu uma produção total de 10,6 milhões de sacas de 60 quilos para o ano comercial de 2015-2016.
O robusta é colocado como um direcionador dos maiores rendimentos, à medida que a maturação dos grãos e a colheita ocorreram antes do período anormalmente seco, que começou em julho. O USDA previu uma colheita de 9,3 milhões de sacas de robusta para a recente colheita.
A produção de arábica não deverá evitar as condições desfavoráveis do El Niño, com a principal colheita coincidindo com o clima seco fora de época. O USDA previu uma produção de 1,3 milhão de sacas de café arábica, 10% a menos que os dados do ano anterior.
“A Indonésia está passando por um forte fenômeno do El Niño, apesar de nossas análises de dados climáticos caracterizarem esse fenômeno como mais fraco do que o El Niño registrado em 97-98”.
Dados da agência climática da Indonésia, BMKG, indicam que chuvas abaixo do normal estão sendo sentidas na maioria das regiões produtoras de café da Indonésia. “Embora muitas regiões tipicamente registrem clima seco em julho e agosto, o período seco estendeu-se até novembro”, disse o USDA.
Apesar da previsão positiva dos Estados Unidos, que é o maior importador do país, os incêndios estão atualmente alcançando uma área de 5.000 quilômetros da Indonésia. As áreas afetadas incluem regiões produtoras de café do norte e do sul de Sumatera, Java, sul de Kalimantan, sul de Sulawesi e oeste de Nusa Tenggara.
Apesar do enorme impacto ambiental, os incêndios são deliberadamente provocados para limpar a terra para plantações de óleo de palma. Dois anos depois de afirmar publicamente que estava comprometida a usar óleo de palma obtido de forma sustentável, esse compromisso da Starbucks ainda está sendo questionado. O grupo de consumidores, SumOfUs lançou uma campanha em vídeo em agosto para educar os consumidores de café da Starbucks sobre decisões de compra de produtos éticos.
Em contraste com a falta de transparência em suas importações de óleo de palma, a Starbucks anunciou no começo do ano que 99% de seu café agora é obtido de forma ética.
O USDA está esperando que as exportações de café da Indonésia terminem em aproximadamente 8,08 milhões de sacas no ano comercial de 2015-2016.
“As maiores exportações são resultado da forte produção de café robusta, da rúpia fraca e do declínio nos preços do robusta”, disse o USDA. “A rúpia se desvalorizou mais de 18% desde agosto de 2014, melhorando a competitividade de exportação da Indonésia”.
As agências de clima estão reportando que o El Niño deverá durar pelo menos até fevereiro.
Fonte: Café Point
Fonte: Canal do Produtor