A procura pelas categorias de reposição mais eradas teve melhora no Rio de Janeiro, fazendo com que os preços do garrote (9,5@) e do boi magro (12,0@) subissem 1,4% e 0,6% nos últimos sete dias, respectivamente.
Isso porque a melhora dos pastos devido às chuvas vem aumentando a capacidade de suporte e dando condições para que os pecuaristas reponham os animais.
No entanto, a expressiva alta no último ano faz com que a procura seja moderada, o que limita as valorizações.
Para os animais jovens a movimentação do mercado está menor, o que fez com que houvesse recuo dos preços dos bezerros desmamado (6,0@) e de ano (7,5@) na última semana, de 0,5% e 0,4%, nesta ordem.
Mesmo assim os preços de todas as categorias de machos anelorados seguem elevados na comparação com novembro de 2014, 18,0%, em média.
No mesmo período a cotação média da arroba do boi gordo subiu 11,7%, menos que a dos animais de reposição, gerando prejuízo na relação de troca.
Hoje o pecuarista é capaz de adquirir 2,01 bezerros de ano com o valor da venda de um boi gordo, de 16,5@. Na mesma época de 2014 a relação de troca estava em 2,22.
A tendência é de que as cotações permaneçam firmes em curto prazo, favorecidas pela melhora dos pastos.
Fonte: Scot Consultoria