O XIXº Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE) será realizado este ano entre 16 e 18 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. O tema central será Sertão Empreendedor – “Um novo tempo para o Semiárido”. O evento é uma promoção do Sistema FAEC/SENAR e Sebrae-CE, com previsão de gerar R$ 40 milhões em negócios previstos na Feira de Produtos e Serviços Agropecuários e, também, da venda de animais das raças caprina e bovina de leite em exposição na IV PECLEITE.
Esta é uma exposição especializada em animais de alta qualidade, incrementada por outras ações como um concurso leiteiro e uma oficina sobre caracterização de um animal da espécie caprina com aptidão para produção de leite, segundo explicou o coordenador geral do Seminário, Paulo Helder de Alencar Braga.
O Pecnordeste, segundo ele, é o maior evento do ramo da agropecuária do Nordeste, o único onde estão envolvidos sete segmentos da cadeia produtiva do agronegócio da pecuária (bovinocultura, aquicultura e pesca, caprinovinoculura, apicultura, suinocultura, avicultura, equinocultura), além de dois outros segmentos não pecuários (turismo no espaço rural e artesanato).
Cadeia produtiva
O principal objetivo é o fortalecimento destas cadeias produtivas, tendo como missão maior disseminar conhecimentos estratégicos para os setores do agronegócio que participam do PECNORDESTE, de forma a proporcionar melhor interação entre os setores envolvidos nessas atividades.
Durante os três dias do Pecnordeste, que será aberto às 9h, do dia 16 de junho, acontecerão 80 palestras, 10 mesas redondas, 11 oficinas de capacitação em várias áreas. Na oportunidade ainda serão realizados também o IVº Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Ceará, além de uma reunião da Câmara Setorial do Mel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Novidades 2015:
Galeria de garanhões da raça quarto de milho;
Arena do Agrinho;
Tenda da saúde;
Oficinas sabores regionais;
Vitrine da “carne suína e sabores nordestinos”;
Seminário Sebrae Sertão Empreendedor;
IVº encontro de secretários municipais de agricultura;
Reunião da câmara nacional do mel;
Os números do evento;
80 palestras técnicas;
10 mesas redondas;
11 oficinas de capacitação;
Os sete segmentos pecuários;
Bovinocultura;
Aquicultura e pesca;
Caprinovinocultura ;
Apicultura;
Suinocultura;
Avicultura;
Equinocultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema FAEC