Representantes da Cotrisoja e da Löser Cereais divulgaram hoje (27/11), numa coletiva para a imprensa, a parceria/arrendamento das cinco unidades da Löser Cereais nas regiões do Alto Jacuí e noroeste do Rio Grande do Sul (Ibirubá/ Esquina São José/ Quinze de Novembro/ Santa Clara do Ingaí e Jóia) e da Löser Agrícola e Pecuária por parte da Cooperativa Tritícola Taperense Ltda (Cotrisoja). O arrendamento será por 10 anos, podendo ser prorrogado por mais 10 anos. O documento foi assinado nesta quarta-feira (25/11/2015) pelo proprietário do Grupo Löser, Jakson Löser, e pelo presidente da Cotrisoja, Adriano Borghetti, e vice, Hermes Leonardo Pedersen.
O proprietário do Grupo Löser, Jakson Löser, que sempre conduziu seus negócios de forma transparente, conta detalhes da negociação que culminou com a assinatura do contrato de parceria/arrendamento.
Confira a seguir trechos da entrevista:
AGRONOVAS – Por que da decisão de arrendar a Löser?
JAKSON – Trabalho desde os 12 anos no comércio, 38 anos dedicados a atender clientes e chegou o momento de repensar a vida – tenho família, filhos, amigos. Este negócio exige muito e é preciso estar sempre atento ao mercado. Chegou a hora de tomar decisões importantes na vida. Assim como o produtor é sucedido pelos filhos ou arrenda as terras e vai morar na cidade, tomei a decisão de arrendar as cinco unidades da Löser Cereais, principalmente por motivos pessoais para dedicar-me mais à família e experimentar coisas novas.
AGRONOVAS – Como ficam os agricultores que têm negócios com a Löser Cereais?
JAKSON - Todos os negócios feitos com a Löser serão cumpridos pela Löser. Eu vou continuar com o escritório (que será instalado junto a Amor Perfeito Floricultura – na RS 223, ao lado da Löser), para atender e acertar, normalmente, as obrigações com os ativos e passivos. A partir do inicio de dezembro, os novos negócios serão realizados com a Cotrisoja.
AGRONOVAS – Como ficam os funcionários da Löser?
JAKSON - A cooperativa deve absorver a grande maioria deles. Os funcionários serão aproveitados, conforme avaliação da Cotrisoja.
AGRONOVAS – Tem algum motivo especial por ter escolhido a Cotrisoja?
JAKSON – A Löser tem como principio fundamental – valorização da família, relação com o produtor, afinidade, integridade, confiança e solidez no trato com seus clientes. E a Cotrisoja também é norteada pelos mesmos princípios. Outro fator é a proximidade, pois Tapera é aí do lado – produtores da região conhecem e sabem bem quem é a cooperativa. A Cotrisoja também é conhecida pelo seu diferencial, pautado pela boa gestão, transparência com o associado, solidez financeira além da sua ambição pela expansão. Prezam pela família, pela valorização do cliente e do associado. Tenho responsabilidade com os meus clientes razão porque fiz negócio de parceria/arrendamento com uma empresa séria para deixar o produtor com um bom parceiro.
AGRONOVAS – O que o Jakson pretende fazer agora?
JAKSON – Vou continuar com o escritório, tenho o compromisso com o produtor nesta fase de transição, para concluir os negócios realizados até dezembro. Neste primeiro momento é concretizar essas negociações. O futuro ainda não decidi. A ideia é viver a vida de forma diferente, mais tranquila.