Missão de técnicos japoneses deve desembarcar no Brasil no período de 7 a 11 de dezembro, fazendo uma escala no Rio Grande do Sul. Conforme informações da superintendência do Ministério da Agricultura no Estado, o frigorífico Pampeano, da Marfrig, localizado em Hulha Negra, deverá passar pelo crivo do grupo no dia 8. A unidade a ser vistoriada trabalha com processados de carne bovina.
Essa missão é parte da avaliação de solicitação do levante do embargo da carne bovina termoprocessada explica Leonardo Werlang Isolan, chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da superintendência do RS.
O Japão ainda mantém restrição imposta em 2012, quando o Brasil comunicou oficialmente um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina doença popularmente conhecida como mal de vaca louca.
De lá para cá, o governo e entidades como a Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) negociam a retomada das vendas da carne enlatada. A planta de Hulha Negra estava habilitada em 2012. Há cerca de 15 dias uma equipe americana esteve no mesmo frogrífico.
Fiscais do Serviço de Inspeção Federal (SIF) acompanharão a visita dos japoneses normalmente um técnico vindo do Ministério da Agricultura, em Brasília, e o que faz a fiscalização permanente na unidade. Ao final da missão, um relatório é elaborado. Entre os itens que serão avaliados estão rastreabilidade e fluxo de insumos.
Fonte: Zero Hora
Fonte: Canal do Produtor