A Emater/RS-Ascar de São Francisco de Paula promoveu um Dia de Campo sobre Sistema Produtivo do Queijo Artesanal Serrano, na última quarta-feira (18.11), na propriedade dos produtores Luiz Antônio e Rômulo Teixeira, na Fazenda Chimarrão. A atividade, que faz parte da Chamada Pública do Leite, contou com a presença de 30 pecuaristas familiares, produtores de queijo.
No Dia de Campo foram abordadas as pastagens, a genética, as boas práticas de ordenha e fabricação e a legalização. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, João da Luz, apresentou um histórico do queijo artesanal serrano, um produto com características peculiares e que é produzido há cerca de 200 anos na região, e o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Rafael Fonseca, apresentou uma planilha simplificada, criada pelo escritório municipal, para auxiliar os produtores na gestão financeira das propriedades, denominada Serrana.
Na ocasião, também foi definida a criação da Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano do município. Para a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Sandra Moraes Silva, esse é um passo fundamental para que os produtores participem do processo de discussão que envolve o queijo artesanal serrano.
Fonte: Emater- RS