O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, apresentou, nesta quarta-feira (18/11), em reunião do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), três propostas para alavancar as vendas externas do agronegócio. Uma delas trata do aumento da participação do segmento nos projetos setoriais do órgão.
Atualmente, os setores de alimentos, bebidas e do agronegócio respondem por 28% dos projetos setoriais da Apex. Martins também defendeu uma parceria entre as duas instituições para promover maior conhecimento sobre comércio exterior por produtores rurais e cooperativas. A sugestão vai ao encontro do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), lançado esta semana pelo governo federal, para inserir um número cada vez maior de pequenas e médias empresas brasileiras no comércio internacional.
- As duas entidades devem trabalhar juntas para alavancar as exportações em áreas ainda deficientes, com o apoio das federações de agricultura e pecuária – justificou.
Por último, ele propôs ações para promover a imagem do Brasil no exterior, não apenas em feiras internacionais, mas com a realização de eventos específicos, como debates voltados para mostrar a sustentabilidade da produção e a qualidade dos produtos brasileiros.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, que preside o Conselho Deliberativo da Apex Brasil, concordou com as propostas apresentadas por João Martins e destacou a necessidade de se investir no potencial exportador da agropecuária brasileira, diante da “competitividade inquestionável” do setor.
Disse, ainda, que o PNCE pode ser a ferramenta adequada para ampliar a participação do agronegócio nos projetos governamentais de exportação. Também participou do encontro o presidente da Apex Brasil, David Barione.
Fonte: Canal do Produtor