O Sindilat apresentou nesta segunda-feira (16/11) uma proposta de cooperação técnica à Secretaria Estadual de Agricultura (Seapa). A proposta apresentada à secretária-adjunta da Seapa, Ildara Vargas, prevê o treinamento dos agentes para o atendimento das não conformidades das exigências da MAPA. A medida é fundamental para a homologação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi – POA). O assunto será retornado em novo encontro na próxima semana.
A importância do Sisbi-POA se dá porque as exigências para inspeção estadual são iguais às do padrão nacional, liberando, desta forma, acesso a novos mercados. Além dos benefícios fiscais que advém da medida, ela também representa abertura de mercado e estimula a concorrência dos produtos lácteos gaúchos em outras praças. Segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, o fato ainda colabora para o escoamento dos excedentes de produção do Rio Grande do Sul, atualmente em torno de 60% da produção local.
Segundo a médica veterinária e consultora de Qualidade, Letícia Vieira Cappiello, que também esteve presente no encontro, o treinamento deve ocorrer em três âmbitos: autocontrole; APPCC (análise de perigos e pontos críticos de controle) e Análise de projeto. (Assessoria de Imprensa Sindilat)
Fonte: SindiLat