Fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento nas empresas para impulsionar o progresso tecnológico do país é o principal objetivo do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas, uma parceria Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em 2013, através de uma chamada pública, 263 empresas brasileiras foram selecionadas para participar da iniciativa. No total, foram investidos mais de R$ 60 milhões em 287 projetos. A Simbiose foi uma das contempladas.
Durante o evento, que aconteceu em Brasília, representantes das empresas participantes apresentaram pôsteres dos projetos desenvolvidos com os incentivos federais. A Simbiose, através do seu Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Dr. Artur Soares apresentou durante o evento a primeira tecnologia à base de Baculovírus para o controle da lagarta-falsa-medideira, Chrysodeixis includes.
Os produtores de soja enfrentam sérios problemas para o controle da lagarta-falsa-medideira. Desta forma, a Simbiose se propôs a desenvolver de maneira inédita o primeiro inseticida biológico à base de Baculovírus para o controle da praga. Os resultados obtidos com o projeto irão promover inúmeros benefícios aos agricultores brasileiros trazendo inovação tecnológica para a cadeia produtiva da cultura.
Fonte: Assessoria Simbiose