drone_portal

FOCO NOS INIMIGOS

O Paraná confirmou a presença da lagarta Helicoverpa armigera no atual ciclo em lavoura da região sudoeste. Por aqui, com a safra de verão em pleno plantio, os cuidados serão redobrados com uma parceria montada entre Emater e Embrapa, como antecipado no caderno Campo e Lavoura de terça. Ao montar uma rede com 52 unidades de referência técnica, a ideia é acompanhar o avanço não só da lagarta, mas de outras pragas, plantas daninhas, e doenças, para avaliar as perdas no final do ciclo.
O sistema substitui a estratégia anterior, de instalação de armadilhas de feromônio. A ideia, agora, é ter um raio X completo de todos os problemas que prejudicam as culturas.
Em anos de alta umidade, como neste, o ambiente fica menos propício para pragas como a Helicoverpa armigera e mais para doenças pondera Alencar Rugeri, assistente técnico estadual da Emater.
No ciclo 2014-2015, o Rio Grande do Sul teve ocorrência da lagarta, mas em quantidades "sem danos econômicos", segundo Rugeri.
Fonte: Zero Hora

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.