Aproximadamente 3 mil trabalhadores e produtores rurais começaram as aulas de um curso que já mudou a vida de mais de 20 mil gaúchos desde que criado, o Programa Alfa – Alfabetizando para Profissionalizar, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (SENAR-RS). Divididos em 190 turmas em 97 municípios rio-grandenses, os alunos terão aulas até o dia 2 de outubro, três vezes por semana, somando 210 horas de capacitação.
- Eles são de baixa escolaridade, alguns não sabem nem escrever o nome, depois da alfabetização, muitos se matriculam em outros cursos do SENAR-RS e continuam a formação – explica Seres Helena Martins, gestora do programa.
Essa é a 16ª edição do Alfa. Neste ano, 49 sindicatos rurais do Sistema Farsul estão envolvidos. “No primeiro dia de aulas, os alunos conhecem os educadores, que buscam se informar sobre os objetivos e sonhos de cada um. Em alguns lugares, autoridades locais e os presidentes de sindicatos rurais, nossos parceiros nos municípios, participam, para dar as boas-vindas”, explica Seres.
Com 15 anos de existência, o Alfa é reconhecido como projeto social pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – e recebeu diversos prêmios relacionados a responsabilidade social, como o Top Cidadania 2009 e o Prêmio Oswaldo Checcia 2010, conferidos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). No ano passado, o programa alfabetizou 2,7 mil alunos, em 163 turmas.
Fonte: Canal do Produtor