Curitiba / Paraná (27 de Outubro de 2015) – No último dia 27, foi assinado, em Curitiba na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR um convênio de cooperação para orientar os produtores de tabaco a plantarem milho e feijão após a colheita do fumo. Entre os benefícios apresentados pelas entidades participantes estão a diversificação de produção que gera mais renda ao produtor; melhor aproveitamento da área e dos resíduos de fertilizantes que ficam no solo gerando menor custo de produção e conservação de solo com a rotação de cultura e proteção da terra.
O evento faz parte das comemorações do Dia do Fumicultor comemorado em 28 de outubro. De acordo com o SindiTabaco no Brasil existem 164 mil famílias que trabalham na podução de tabaco no Brasil. A região Sul concentra grande parte da produção com 153 mil famílias, sendo 48% no Rio Grande do Sul, 29% no Paraná e 21% em Santa Catarina.
Participaram o convênio: o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Paraná (Fetaep), Ademir Muller; o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara; o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner; o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke e o presidente de Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Airton Artus.
Sistema FAEP/SENAR-PR
cynthia.calderon@faep.com.br
http://www.sistemafaep.org.br/
Fonte: Canal do Produtor