Mato Grosso do Sul conclui nesta semana a colheita de soja do ciclo 2014/15. A estimativa da entidade é que o Estado alcance 6,6 milhões de toneladas do grão, número próximo aos 6,8 milhões de toneladas previstas no início do ciclo, mas que garante safra recorde no Estado e a posição de quinto maior produtor de soja do País. A informação é do Siga/MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio e ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS. A instituição acompanhou lavouras de soja em 27 municípios, levantando dados quantitativos e qualitativos da safra.
Na safra 2012/2013 foram 5,8 milhões de toneladas de soja colhida e no último ciclo o volume foi de 6 milhões de toneladas.
- Historicamente temos alcançado volumes recordes de produção. O crescimento ficará em torno de 10% – calcula o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.
A área total da soja no Estado corresponde a 2,3 milhões de hectares e se manteve estável, distribuída em 64 municípios que cultivam o grão.
Mesmo com condições climáticas desfavoráveis em setembro do ano passado, início do plantio, a entidade prevê produtividade média de 49 sacas por hectare, superior aos 47,3 sacas da última safra.
- Com a falta de chuva, muitos produtores ficaram impedidos de semear no período do zoneamento agrícola e por isso houve o atraso de dez dias na semeadura. Mas nada que comprometa os bons resultados da colheita – explica o analista técnico da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.
Produção de soja Mato Grosso do Sul
- Área: 2,3 milhões de hectares
- Produtividade: 49 sacas/ha
- Produção: 6,6 milhões de toneladas
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL