A maior movimentação de cargas agrícolas, com as exportações estimuladas pela valorização do dólar em relação ao real, foi um dos fatores determinantes para mais um recorde na movimentação de cargas no Porto de Santos (SP) em setembro. É o que aponta relatório divulgado nesta segunda-feira (26/10) pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o terminal.
Os embarques de milho mais que dobraram no mês passado (+104,3%) em relação a setembro de 2014, totalizando 2,7 milhões de toneladas. A exportação de açúcar pelo terminal do litoral paulista somou 1,9 milhão de toneladas (+13,6%). As remessas de soja cresceram mais de sete vezes em relação a setembro do ano passado, com um volume de 207,2 mil toneladas.
No geral, as exportações pelo Porto de Santos aumentaram 28,1% quando comparadas com setembro de 2014, totalizando 8,2 milhões de toneladas de cargas. Na mesma comparação, as importações caíram 4% para 2,7 milhões de toneladas. Com o melhor desempenho dos embarques, a movimentação total do porto cresceu 18,3% no mês passado, encerrando o mês passado em 11 milhões de toneladas.
Fonte: Revista Globo Rural