drone_portal

CNA E ANDEF DISCUTEM MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DOS AGROQUÍMICOS

 

Brasília (21/10/2015) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se, nesta quarta-feira (21/10), com o diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), Eduardo Daher, na sede da entidade, em Brasília. No encontro, foi discutido a necessidade de mudança no marco regulatório dos agroquímicos, com o objetivo de dar mais celeridade no processo de registro destes produtos e para que os produtores rurais tenham mais opções de moléculas e ingredientes ativos comercializáveis no mercado, visando reduzir os custos de produção e ampliar a concorrência.

Segundo informações do diretor da ANDEF, há 1.750 processos de registro de moléculas esperando análise do governo para liberação. Destes, relatou o executivo, há 30 novos ingredientes ativos que são utilizados em países concorrentes do Brasil na produção agrícola, como Estados Unidos, Argentina e Canadá, e que o país ainda não liberou o uso. A morosidade para a liberação destas moléculas também foi abordada. Hoje, um produto leva de cinco a sete anos para ser aprovado para uso comercial. Os órgãos responsáveis por analisar esta questão são a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Participaram da reunião o vice-presidente diretor da CNA, José Mário Schreiner, o secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara, o superintendente técnico, Bruno Lucchi, e o assessor técnico Eduardo Brandão Costa.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araújo
telefone: (61) 2109 1419
www.canaldoprodutor.com.br
https://twitter.com/canaldoprodutor
https://www.facebook.com/canaldoprodutor

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.