ferrugem-controlada-web

FERRUGEM ASIÁTICA CONTROLADA

A incidência de ferrugem asiática nas lavouras de soja é baixa e está sob controle nas várzeas tropicais em Tocantins. Conforme levantamento realizado na região pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apenas 43 amostras deram positivas das 2.272 coletadas em áreas de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Pium, Santa Rita, Cristalândia e Guaraí.

Após monitorar 100% da área plantada no Estado, o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo de Oliveira, destacou a baixa incidência de ferrugem asiática na produção local.

- As amostras positivas de ferrugem asiática representam apenas 1,91%. Um índice de ocorrência considerado baixo pela Agência – frisa.

Ao todo, 40 equipes técnicas foram escaladas para mapear 57.552 hectares de plantação de soja em Tocantins. A várzea tropical tocantinense é caracterizada por ser uma região produtora de sementes de qualidade, tanto para pesquisa quanto para o plantio.

Conforme a Adapec, o monitoramento é feito semanalmente em cada propriedade, onde são coletadas em campo amostras de folhas da planta que apresentam suspeitas do fungo.

Fonte: Conexão Tocantins



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.