Enfim, uma boa notícia para a produção de leite do Rio Grande do Sul. Dados do IBGE mostram que o Estado teve a maior produtividade por vaca ao somar 3.034 litros (veja gráfico), acima da média do país, de 1.525 litros em 2014. Também pela primeira vez, a Região Sul superou a Sudeste em volume juntas, respondem por 70% da produção nacional.
Há ainda outro dado importante: dos cem municípios com maior produtividade por vaca, 62 estão no RS.
Para o presidente do Conselho Técnico das associações brasileira e gaúcha de criadores de gado holandês (Gadolando), Vitor Hugo Martinez Pereira, o desempenho em produtividade do Estado é explicado por clima favorável, qualidade genética do rebanho e produção familiar.
— Essa evolução reflete também a desistência daqueles produtores que são menos eficientes.
Ainda há, é claro, o desafio da homogeneidade, ou seja, de fazer com que os números sejam mais uniformes, sem variar tanto de uma propriedade para outra.
Minas Gerais segue no topo do ranking em volume total — produziu 9,36 bilhões de litros —, apesar de ter produtividade por vaca inferior à do RS. O Estado do Sudeste tem rebanho maior, de quase 6 milhões de vacas.
A diferença em relação ao Rio Grande do Sul — que tem 1,54 milhão de vacas –, segundo maior produtor, com 4,68 bilhões de litros, vem diminuindo, afirma o técnico da Gadolando.
Com esse avanço na produção, é preciso zelar, mais do que nunca pela qualidade, para garantir que apenas boas notícias sigam vindo.
Fonte: Gisele Loeblein, da Zero Hora