A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (Esalq), ligada à Universidade de São Paulo (USP) foi eleita a 5ª melhor instituição de ensino de ciências agrárias do mundo, de acordo com ranking divulgado pelo jornal semanal US News and World Report, na semana passada. A publicação fundada em 1933 divulga o chamado Best Global Universities, que lista 750 instituições mundialmente.
A classificação, no caso das ciências agrárias, considera o ensino em segmentos como horticultura, ciência dos alimentos, nutrição, ciência dos laticínios e agronomia. A Esalq ficou atrás apenas da holandesa Wageningen University; das norte-americanas University of California e Cornell University e da China Agricultural University.
A Esalq também aparece bem cotada em um ranking global divulgado em Taiwan, que existe dede 2007. A universidade ficou em sexto lugar. Os quatro primeiros colocados foram os mesmos e na mesma ordem da lista norte-americana. No quinto lugar, a instituição brasileira é superada pela Ghent University, que existe desde 1817.
Fundada em 1901, a Esalq já formou 14.361 profissionais na graduação e titulou 8.753 mestres e doutores. Oferece sete cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental) e 16 programas de pós-graduação.
Fonte: Globo Rural