porto Argentino

GREVE PODE TRAVAR EXPORTAÇÕES ARGENTINAS

Após pesadas chuvas na primeira quinzena de março, os produtores argentinos terão clima estável nos próximos dias para dar continuidade à colheita de soja. Com cerca de 5% dos trabalhos concluídos, a safra de oleaginosa 2014/15 caminha para o recorde de 56 milhões de toneladas – algumas entidades do agronegócio do país fomentam que pode chegar a 60 milhões de toneladas. A expectativa é de que a produção argentina adicione pressão aos preços internacionais, atualmente em baixa por conta de colheita recorde brasileira e da produção histórica dos EUA.

Diante de um cenário positivo, uma greve marcada pelos trabalhadores portuários de Rosário, principal porto de grãos da Argentina, para esta semana, pode atrapalhar os exportações de soja, farelo de soja, milho e trigo. O ato de 24 horas no terminal do país vizinho é parte da paralisação geral nacional contra políticas tributárias do país, marcada para o mesmo dia. As associações de trabalhadores pedem que o governo eleve o valor das isenções do imposto de renda.

Exportação
8 milhões de toneladas de soja devem ser exportadas pela Argentina na safra 2014/15, 1 milhão a mais em relação a temporada passada. O montante representa 14% do total da safra do país.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.