A representatividade política dos produtores rurais de Manoel Ribas, na região Norte Central do Estado, está novamente garantida. Depois de três anos com as portas fechadas, o sindicato rural local voltou a funcionar com novos gestores e ânimo renovado. Agora, são 163 sindicatos rurais ativos no Paraná.
O processo de reativação partiu dos próprios produtores rurais do município, que se organizaram para retomar as atividades da entidade sindical depois de constatarem que sua representatividade estava reduzida no plano estadual. O estopim para a retomada
foi a tentativa do governo do Estado de taxar a produção agropecuária, no segundo semestre do ano passado. “O ponto principal foi aquele projeto de lei em caráter de urgência para confiscar os produtores”, recorda Waltzer Donini, presidente da entidade.
Em novembro de 2022, o governo estadual encaminhou proposta à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em caráter de urgência, que pretendia criar um fundo para o desenvolvimento da infraestrutura cujos recursos teriam origem na taxação dos produtos da agropecuária. Na ocasião, o projeto, que não havia sido discutido previamente com o setor, foi rechaçado em plenário, provando a importância da mobilização política da classe agropecuária. “Não se pode fazer uma lei como essa sem ouvir ninguém, na calada da noite”, destaca Donini, que tomou posse no dia 14 de abril ao lado de Tatiane Groff Henkemeier, eleita diretora-secretária; e Carlos Andreoli, diretor-tesoureiro.
Retomada
O começo desta retomada se deu no ano passado, quando os produtores perceberam que a ausência de um sindicato rural atuante prejudicava a luta pelos direitos da classe produtora. Desta forma, agricultores e pecuaristas de Manoel Ribas procuraram a FAEP, que prontamente promoveu reuniões para articular a reabertura da entidade sindical.
“Sabemos da importância do trabalho de um sindicato rural para fortalecer a representatividade dos nossos produtores rurais. Ver um sindicato rural retomar suas atividades é sinal de que a mobilização do setor, cada vez mais, ganha força”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Nesses encontros, os produtores manoel-ribenses receberam orientações jurídicas para reativar o sindicato, além de conhecer mais detalhes do sistema de representatividade rural, que engloba sindicatos rurais, FAEP e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além do trabalho do SENAR-PR na capacitação rural.
A eleição da nova diretoria ocorreu em 27 de fevereiro deste ano, com a presença de 88 produtores. A posse no dia 14 de abril reuniu 120 pessoas, além do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, do prefeito do município, José Carlos Corona, e presidentes de sindicatos rurais vizinhos, que auxiliaram na jornada de Manoel Ribas. “Tivemos apoio de vários sindicatos, principalmente do presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier”, destaca Donini.
O entusiasmo da nova gestão se reflete nos planos futuros. “Vamos construir uma sede nova, que represente o potencial produtivo do município, fazer a mobilização dos produtores e promover muitos cursos do SENAR-PR”, afirma o presidente eleito.
O post Produtores reativam Sindicato Rural de Manoel Ribas apareceu primeiro em Sistema FAEP/SENAR-PR.
Fonte: Sistema FAEP