Começou nesta sexta-feira (25/9), na cidade de Embu das Artes (SP), a 93ª Exposição de Orquídeas, realizada pelaAssociação Orquidófila de São Paulo (AOSP). O evento conta com mais de 1.000 orquídeas expostas de 32 cidades do Brasil. A exposição seguirá até domingo (27/9). A entrada é gratuita sem restrições de idade das 9h às 19h.
A exposição costuma ser realizada no bairro da Liberdade, na capital paulista, mas o evento de primavera deste ano acontecerá em Embu das Artes, cidade na região metropolitana de São Paulo. Lucia Morimoto, presidente da AOSP, conta que a decisão de mudar o local do evento vai muito além de espaço.
- A nossa intenção é fazer os visitantes contemplarem as orquídeas. A cidade de Embu das Artes nos traz algumas facilidades, como estacionamento e maior espaço para exposição – disse ele.
Apesar do evento ter tudo para continuar na cidade de Embu das Artes, a próxima exposição – a de outono, em março de 2016 – já está marcada para o local tradicional, na Rua São Joaquim, na Liberdade.
- Como começamos a preparar o evento com um ano de antecedência, decidimos deixar a exposição de outono na Liberdade, mas a expectativa é de que a de primavera continue em Embu – explica Morimoto.
No entanto, quem está acostumado com o bairro da Liberdade não estranhará o local do evento. Afinal, o tema deste ano é cultura oriental, e a decoração é toda inspirada no oriente.
Premiação
A exposição também premia os expositores e suas orquídeas. São 32 cidades representadas por suas respectivas associações de orquidófilos disputando em cinco categorias de prêmio: brasileira, americana, não-americana, híbrida e melhor cultivo. Seis especialistas escolhidos pela AOSP julgam as orquídeas expostas.
- A premiação é uma parte muito importante da exposição e é esperada por todos expositores – diz Morimoto.
A premiação acontece no domingo e os vencedores ganham um troféu e o prestígio de todos os convidados e visitantes.
Expectativa de público
A expectativa dos organizadores é de 30 mil visitantes durante os três dias de exposição. Como a entrada é franca, a renda do evento fica por conta do setor de vendas – espaços alugados por expositores que querem vender suas orquídeas – e a livraria. A partir de R$ 10 já dá pra levar uma orquídea pra casa. Além disso, o evento também traz oficinas para quem quer começar a cultivar a flor.
Serviço:
93ª Exposição de Orquídeas
Associação Orquidófila de São Paulo
Data: 25 a 27 de setembro de 2015, das
9h às 19h.
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo
Endereço: Rua Alberto Giosa, 390 (km 282 da Rodovia Regis Bittencourt)
Telefone: (11) 3207-5703
Entrada Franca
Fonte: Globo Rural