Cientistas brasileiros e americanos desenvolveram em conjunto um aplicativo para monitorar em escala global a ocorrência de brusone nas lavouras de trigo. A doença é considerada atualmente uma das maiores ameaças à cultura e um dos principais desafios para a pesquisa no desenvolvimento de variedades resistentes do cereal.
O aplicativo foi chamado de Pic-a-Wheat-Field (algo como Fotografe um Campo de Trigo) e está disponível para sistemas Android e iOS em português, inglês e espanhol. Para ter acesso ao sistema, basta baixar o programa no celular e cadastrar um usuário. Antes de fotografar o campo de trigo atingido pela brusone, é preciso ligar o sistema de localização (GPS) do aparelho.
A partir da foto, um ponto será marcado em um mapa. Através das ferramenta, os pesquisadores querem montar um banco de dados mundial sobre a ocorrência da doença nas lavouras de trigo.
“O mapa de distribuição da brusone facilitará a adoção de medidas de controle na eminência de surgimento de uma epidemia ou mesmo na total ausência da doença”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo Joé Maurício Fernandes, em comunicado divulgado pela empresa.
Um algoritmo presente no sistema também associará a localização do campo fotografado à de estações meteorológicas. Os dados coletados no sistema deverão servir para o ajuste fino dos modelos de simulação da ocorrência da brusone no trigo baseados em dados meteorológicos”, avalia o pesquisador.
Fonte: Globo Rural