O Brasil já registrou 52,8% da área agrícola nacional no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Balanço divulgado pelo governo federal nesta segunda-feira (04) mostra que 196,7 milhões de hectares já estão cadastrados, de um total de 373 milhões passíveis de registro no sistema. Em quantidade de imóveis, o total é de 1,4 milhão de fazendas, ou 25% do total de 5,6 milhões que precisam ser regularizadas.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada conjuntamente pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, também era aguardada mas não apareceu.
A apresentação dos dados coube ao diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará Filho. Ele apontou que entre as áreas cadastradas foram declarados 20 milhões de hectares ocupados com áreas de Reserva Legal. O especialista indica que ainda há baixa adesão ao CAR em áreas de grande porte.
- É preciso buscar mais agressivamente os grandes produtores, porque nas áreas acima mil hectares ainda temos poucos cadastros – salientou.
No contraponto, parcela expressiva dos registros foi concentrada em pequenas propriedades, com áreas de até 100 hectares (82% dos imóveis cadastrados) ou quatro módulos rurais (87% dos imóveis cadastrados).
- Podemos assumir o compromisso de que vamos cumprir o prazo para cadastramento – disse Patrus Ananias, do MDA.
Outro índice destacado por Deusdará foi o de que em 45% das áreas cadastradas foi solicitada adesão voluntária ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). O PRA será estruturado pelos governos estaduais, e vai definir as regras para a recomposição de passivos ambientais.
A ministra do Meio Ambiente demonstrou satisfação com o índice de cadastros.
- Ninguém está escondendo informações. Houve uma adesão expressiva e os agricultores deixaram claro que querem a regularização ambiental. A ampla adesão ao PRA comprova isso – declarou.
Prazo estendido
Após a apresentação dos dados, Izabella Teixeira também confirmou a assinatura da prorrogação no prazo para adesão ao CAR, conforme adiantado pelo MMA na última sexta-feira. Ela revelou que foram encaminhadas 48 solicitações distintas para a extensão do prazo. Os registros podem ser feitos até o dia 05 de maio de 2016, mas ela aposta que a tarefa pode ser concluída ainda em 2015. A ministra foi taxativa em afirmar que não haverá nova prorrogação no prazo.
- O governo federal fez sua parte. Agora cabe aos estados agirem para garantir o cadastramento de todas as propriedades – reforçou.
Fonte: Gazeta do Povo