O Brasil exportou 281,6 mil sacas de 60 quilos de café aos países árabes no primeiro bimestre, um aumento de 40% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Os embarques renderam US$ 33,7 milhões, um crescimento de 8% na mesma comparação.
“É importante considerar que temos maior oferta, qualidade e diferenciação de nosso produto que, ao longo dos últimos anos, vem despertando maior interesse dos países árabes”, informou o Cecafé à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) em comentário ao desempenho.
A entidade destacou o forte crescimento das importações da Síria (123,5%), além das compras do Marrocos, Omã, Líbia, Egito, Kuwait, Jordânia, Arábia Saudita, Líbano e Emirados Árabes Unidos.
As vendas ao mundo árabe seguiram a tendência das exportações brasileiras de café como um todo. Em janeiro e fevereiro, os embarques totais avançaram 31,5% em relação aos dois primeiros meses de 2018, para 6,88 milhões de sacas. As receitas aumentaram 8% na mesma comparação, para US$ 911 milhões. O preço médio da saca, por sua vez, recuou 18%.
Fonte: DATAGRO