Chuva concentrada entre Norte e Sudeste
Fonte Agroclima.com.br
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuvas mais volumosas ocorreram no norte do Nordeste.
* Nesta semana tivemos uma situação muito parecida com a semana passada: a chuva ainda aconteceu de forma irregular e mal distribuída.
* As chuvas mais frequentes e volumosas foram observadas na costa norte do Brasil, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical. A figura 1 mostra o acumulado que foi registrado no período entre 02 e 08 de março. Podemos observar volumes acima de 50 mm entre o leste da Paraíba e o Amapá, passando por toda a costa norte do Nordeste.
Figura 1: Chuva acumulada entre 02 e 08 de março.
* Nas outras regiões do Brasil, a maior parte da chuva foi causada por ar quente e úmido, característico dessa época do ano.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Chuva concentrada entre Sudeste e Norte do Brasil.
* Um sistema de baixa pressão atmosférica vai dar origem a um ciclone subtropical nesta segunda-feira (09). Uma área de instabilidade (cavado) em níveis médios da atmosfera vai deixar o tempo carregado entre o Centro-Oeste e o Norte. Os dois sistemas vão favorecer a ocorrência de bastante chuva nesta semana em toda a faixa que vai do Rio de Janeiro ao Amazonas. A figura 2 mostra os volumes previstos até o dia 14 de março. Algumas localidades devem registrar volumes superiores a 100 mm.
* Essa chuva é boa para ajudar a repor os volumes dos rios e reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste e também ajuda a repor a umidade no solo. Porém, nem todas as áreas precisam dessa chuva. No Acre, o rio Acre ainda está muito acima do normal, e vai continuar chovendo nesta semana.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre 10 e 14 de março.
* Por causa disso, as outras áreas do Brasil devem receber pouca chuva. Roraima, Rio Grande do Sul, áreas entre Rio Grande do Norte e Bahia e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo são as que recebem menos chuva.