O setor de avicultura do estado do Pará promove, de 5 a 8 de novembro, o 6º Festival da Avicultura Paraense, com o tema “Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável”. Reunindo todos os elos da cadeia produtiva, o evento acontece no Estádio Edílson Abreu (Izabelense), em Santa Izabel do Pará. A iniciativa visa conscientizar os produtores de aves sobre a importância de agregar novas tecnologias para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.
Segundo o coordenador do evento, Jone Yamaguchi, o tema foi escolhido devido à necessidade que o Pará precisa, por possuir uma avicultura muito bem desenvolvida, se atualizar e conhecer novas tecnologias e descobertas científicas que possam auxiliar tanto no crescimento da produção avícola quanto no fortalecimento e incremento da produção e das tecnologias já existentes. “Nós buscamos tanto com a temática do evento quanto com o conteúdo das palestras em si, auxiliar na exposição de novas descobertas científicas relacionadas a avicultura”, ressalta Jone, que é também vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá (Sinpriz).
Para Jone, o avicultor tem importância fundamental para a manutenção das conquistas na produção de aves. “Convidamos todos os avicultores para participarem do debate sobre a importância do setor, que envolve o dia a dia de todos os elos da cadeia produtiva, promove o intercâmbio e a troca de conhecimento entre os participantes”, argumenta.
“Pelo evento pretende-se demonstrar o quanto o setor está crescendo e se fortalecendo, assegurar o comprometimento dos produtores nos cuidados preventivos, construir um processo de parceria e agenda positiva com todos os elos da cadeia produtiva”, complementa o presidente do Sinpriz.
Abertura do encontro
O Festival da Avicultura Paraense abrirá nesta quinta-feira (5), às 20 horas, no Estádio Edílson Abreu (Izabelense). O maior evento de avicultura do Norte do país segue até domingo (8).
Programação
O evento também receberá especialistas durante os dias 6 e 7 de novembro. É o caso do médico veterinário Matheus Silveira Resende, que às 16 horas fará palestra sobre “Redução de perdas econômicas por problemas respiratórios com uso de vacinação”. Em seguida, às 18 horas, acontece a palestra “Diferença do Sistema de Automação versus Manual para Aviários” com o engenheiro industrial especialista em mecânica, Irineu Pinto Filho.
Já no dia 7, às 16 horas, a palestra “A importância do avicultor na cadeia produtiva, visão de sobrevivência e competitividade” será ministrada pelo especialista em engenharia de produção e logística, Glauber Ribeiro. Para finalizar a programação técnica, às 18 horas, acontece a palestra “Segurança do Trabalho na área rural” com a participação do advogado e engenheiro do trabalho, Leandro Rego Barros.
Promoção
O Festival da Avicultura Paraense é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá (Sinpriz), pela Associação Paraense de Avicultura (Apav) e pela Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Serviços de Santa Izabel do Pará (Aciasi). O apoio institucional é do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Prefeitura de Santa Izabel do Pará, Sistema FAEPA/SENAR e Sebrae Pará.
Feira
A feira reunirá 70 expositores e atrairá 30 mil pessoas. O Avefest 2015 será a maior feira de oportunidades do Pará na interpretação da sua idealizadora, a produtora rural, Iacira Sedrim, diretora do Sinpriz.
Serviço:
6º Festival de Avicultura – AveFest 2015
Data: 05 a 08 de novembro
Local: Estádio Izabelense, Santa Izabel do Pará – Pará
Realização: Sinpriz, Apav e Aciasi
Fonte: Canal do Produtor